Saiba como identificar os sintomas do Câncer de Próstata

O câncer de próstata, portanto, surge quando as células da próstata começam a crescer fora de controle. A próstata é uma glândula encontrada apenas nos homens. Tem como função principal produzir o líquido seminal, que é um fluido que faz parte do sêmen.

Além do câncer de pele, o câncer de próstata é o câncer mais comum em homens no Brasil. As estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para 2023 são:

• Cerca de 71.730 novos casos de câncer de próstata (2022 - INCA);

• Cerca de 15.841 mortes por câncer de próstata (2020 - Atlas de Mortalidade por Câncer - SIM).

Por esse motivo, é fundamental saber identificar os principais sintomas da doença.

Risco de desenvolver câncer de próstata

Cerca de 1 homem em cada 8 será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida.

O câncer de próstata é mais provável de se desenvolver em homens mais velhos e em homens negros. Cerca de 6 casos em 10 são diagnosticados em homens com 65 anos ou mais, e é raro em homens com menos de 40 anos. A idade média dos homens quando são diagnosticados pela primeira vez é de cerca de 66 anos.

O que aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata?

• A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

• Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

• Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.

• Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

Sinais e sintomas do Câncer de Próstata

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:

• Dificuldade de urinar

• Diminuição do jato de urina

• Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

• Sangue na urina

Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.