Tudo que você precisa saber sobre o Câncer de próstata

O que é Câncer de Próstata?

O câncer é identificado quando as células do corpo começam a crescer fora de controle. Células em quase qualquer parte do corpo podem se tornar células cancerígenas e podem se espalhar para outras áreas do corpo. O câncer de próstata, portanto, surge quando as células da próstata começam a crescer fora de controle. A próstata é uma glândula encontrada apenas nos homens. Tem como função principal produzir o líquido seminal, que é um fluido que faz parte do sêmen. A próstata está localizada abaixo da bexiga (órgão onde a urina é armazenada) e na frente do reto (a última parte do intestino). Logo atrás da próstata estão localizadas as glândulas chamadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do fluido para o sêmen. A uretra, que é o tubo que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo através do pênis, passa pelo centro da próstata.

O tamanho da próstata pode mudar à medida que o homem envelhece. Em homens mais jovens, é do tamanho de uma noz e pesa cerca de 30 gramas, mas pode ser muito maior em homens mais velhos.

Tipos de câncer de próstata

Quase todos os cânceres de próstata são adenocarcinomas. Esses cânceres se desenvolvem a partir das células da glândula (as células que produzem o fluido da próstata que é adicionado ao sêmen).

Outros tipos de câncer que podem começar na próstata incluem:

• Carcinomas de pequenas células;

• Tumores neuroendócrinos (exceto carcinomas de pequenas células);

• Carcinomas de células transicionais;

• Sarcomas.

Esses outros tipos de câncer de próstata são raros. Se lhe disserem que você tem câncer de próstata, é quase certo que seja um adenocarcinoma.

Alguns tipos de câncer de próstata crescem e se espalham rapidamente, mas a maioria cresce lentamente. De fato, estudos de autópsia mostram que muitos homens mais velhos (e até alguns homens mais jovens) que morreram de outras causas também tiveram câncer de próstata que nunca foram diagnosticados durante suas vidas.

Possíveis condições pré-cancerígenas da próstata

Algumas pesquisas sugerem que o câncer de próstata começa como uma condição pré-cancerígena, embora isso ainda não seja conhecido com certeza. Essas condições às vezes são encontradas quando um homem faz uma biópsia da próstata (remoção de pequenos pedaços da próstata para procurar um câncer).

Neoplasia intraepitelial prostática (PIN)

No PIN, há mudanças na aparência das células da próstata quando vistas ao microscópio, mas as células anormais não parecem estar crescendo em outras partes da próstata (como fariam as células cancerígenas). Com base na aparência anormal dos padrões das células, eles são classificados como:

• PIN de baixo grau: os padrões das células da próstata parecem quase normais.

• PIN de alto grau: os padrões das células parecem mais anormais.

Acredita-se que o PIN de baixo grau não esteja relacionado ao risco de câncer de próstata em um homem. Por outro lado, acredita-se que o PIN de alto grau seja um possível precursor do câncer de próstata. Se você fizer uma biópsia de próstata e o PIN de alto grau for encontrado, há uma chance maior de desenvolver câncer de próstata ao longo do tempo. O PIN começa a aparecer nas próstatas de alguns homens já na faixa dos 20 anos. Mas muitos homens com PIN nunca desenvolverão câncer de próstata.

Atrofia inflamatória proliferativa (PIA)

Na PIA, as células da próstata parecem menores que o normal e há sinais de inflamação na área. A PIA não é câncer, mas os pesquisadores acreditam que a PIA às vezes pode levar a PIN de alto grau, ou talvez diretamente ao câncer de próstata.

Quão comum é o câncer de próstata?

Além do câncer de pele, o câncer de próstata é o câncer mais comum em homens no Brasil. As estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para 2023 são:

• Cerca de 71.730 novos casos de câncer de próstata (2022 - INCA);

• Cerca de 15.841 mortes por câncer de próstata (2020 - Atlas de Mortalidade por Câncer - SIM).

Risco de câncer de próstata

Cerca de 1 homem em cada 8 será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. O câncer de próstata é mais provável de se desenvolver em homens mais velhos e em homens negros. Cerca de 6 casos em 10 são diagnosticados em homens com 65 anos ou mais, e é raro em homens com menos de 40 anos. A idade média dos homens quando são diagnosticados pela primeira vez é de cerca de 66 anos.

Mortes por câncer de próstata

O câncer de próstata é a principal causa de morte por câncer em homens, atrás apenas do câncer de pulmão. Cerca de 1 homem em 41 morrerá de câncer de próstata. O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados com câncer de próstata não morre por causa disso. Na verdade, mais de 3,1 milhões de homens nos Estados Unidos que foram diagnosticados com câncer de próstata em algum momento ainda estão vivos hoje. Por isso o diagnóstico precoce é fundamental. A taxa de mortalidade por câncer de próstata caiu cerca de metade de 1993 a 2013, principalmente devido à detecção precoce e aos avanços no tratamento. Alguns dos tumores de próstata podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma lenta que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

O que aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata?

• A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

• Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

• Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.

• Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

Sinais e sintomas do Câncer de Próstata

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Detecção precoce do Câncer de Próstata

A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido.

A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

O diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:

• Dificuldade de urinar

• Diminuição do jato de urina

• Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

• Sangue na urina

Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.

Diagnóstico do Câncer de Próstata

O diagnóstico é feito através da biópsia prostática por via trans-retal ou trans-perineal e guiada por ultrassonografia e/ou ressonância magnética.

A indicação de biópsia depende do toque retal e valores de PSA.

Tratamento do Câncer de Próstata

Para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos), cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.

Cirurgia Robótica é um aliado no tratamento do Câncer de Próstata.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.