Laparoscopia
Laparoscopia
Em relação aos resultados técnicos da cirurgia por vídeo, já está comprovado que resultados funcionais e oncológicos são semelhantes a cirurgia por via aberta.
A recuperação da cirurgia por videolaparoscopia é muito melhor que numa cirurgia convencional / aberta. Dentre as vantagens podemos citar menos perda sanguínea durante a cirurgia, menor dor pós-operatório, alta precoce, retorno mais rápido as atividades quotidianas. O tempo de recuperação de uma cirurgia por videolaparoscopia dura de 7 a 14 dias, dependendo do procedimento. Após este período o indivíduo poderá voltar gradativamente às suas tarefas diárias.
A laparoscopia ou videolaparoscopia é a via cirúrgica na qual utilizamos aparelhos de vídeo para acesso as cavidades abdominal, pélvica ou retroperitoneal. Além dos aparelhos de vídeo, temos insufladores utilizados para controlar o CO2 infundido com intuito de criar cavidade e tornar-se viável o procedimento.
Para realização é preciso anestesia geral, e o cirurgião realiza incisões (cortes) para passar os trocartes, utilizados como via de acesso ao interior da cavidade abdominal ou retroperitoneal.
Através de micro câmera e pinças apropriadas procedemos o procedimento em si. Hoje conseguimos realizar todos os procedimentos urológicos através da técnica videolaparoscopica, como prostatectomia radical, prostatectomia transvesical, nefrectomia parcial, reimplante ureteral, pieloplastia.