Tratamento para Hiperplasia Prostática Benigna em Campo Grande MS - Dr. Flávio Faria Urologista

Flávio Urologista

Tratamento para Hiperplasia Prostática Benigna

Tratamento para Hiperplasia Prostática Benigna

Tratamento para Hiperplasia Prostática Benigna

A dificuldade ao urinar acomete cerca de 25% das pessoas aos 50 anos e cifras tão elevadas quanto metade dos pacientes (50%!) aos 75 anos.

Sintomas como jato urinário fraco, entrecortado, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após urinar ou levantar várias vezes a noite para ir ao banheiro são os mais comuns.

O diagnóstico da HPB é clinico, no qual valorizamos o que nosso paciente está sentindo e o impacto que os sintomas trazem na qualidade de vida de cada um (Índice de Qualidade de Vida). O toque retal faz parte do exame físico e nos ajuda a estimar o volume prostático e avaliar presença de câncer de próstata (nódulos ao toque).

Dentre os testes auxiliares, principalmente para termos padrão quantitativo, podemos citar o Ultrassom de próstata, urofluxometria / estudo urodinâmico.

O tratamento é basicamente guiado pelos sintomas / desconforto do paciente.

Iniciamos com tratamento medicamentoso, sendo a resposta a medicação via oral em geral muito boa, com rápido início de ação e baixa taxa e severidade de eventos adversos.

Dentre as drogas disponíveis, tem-se Alfa-bloqueadores, com melhora sintomática importante e precoce. Efeitos colaterais: vertigem em cerca de 14% dos casos, disfunção ejaculatória em 8%, fadiga 8%, hipotensão ortostática 2%. Outra classe de medicação que pode ser associada, tem-se: Inibidores da 5 alfa redutase. Indicado principalmente para próstatas de volume maior ou se presença de fatores de risco para progressão da Hiperplasia Prostática Benigna. Principal efeito colateral é redução de libido e potência sexual.

O tratamento cirúrgico é indicado principalmente para os casos refratários ao tratamento medicamentoso, pacientes com retenção urinaria em uso de sonda uretral, infecção urinaria de repetição ou presença de cálculos / divertículos dentro da bexiga.

Individualizamos cada caso para propor o procedimento adequado, que pode ser por endourologia, cirurgia via aberta convencional, cirurgia videolaparoscopia ou robótica.

Próstatas até 40 - 60 gramas podem ser bem tratadas através da ressecção transuretral, conhecida popularmente por “raspagem” da próstata. Inserimos um endoscópico através do “canal da urina” (uretra) e procedemos com ressecção.

Outra opção ainda pela endourologia, recai sobre Green Light (foto vaporização prostática). Indicado principalmente para pacientes anticoagulados ou anti agregados que não podem parar as medicações devido a problemas cardíacos graves. Possui rápida recuperação, alta hospitalar precoce, menor tempo de uso de sonda uretral.

Para pacientes com próstatas de maior volume, a retirada da porção central da próstata é uma excelente opção. Realizamos através da cirurgia por videolaparoscópica ou com auxilio da plataforma robótica. Saiba mais sobre a cirurgia robótica.

Diferenciais Tecnológicos

Cirurgia Robótica Urológica

Cirurgia Robótica Urológica

Green Light de Próstata

Green Light de Próstata

Endourologia

Endourologia

Microcirurgias

Microcirurgias

Nossas Avaliações

Veja o Feedback de nossos clientes

98+
Avaliações Positivas no Google
14+
Anos de Experiência
5000+
Consultas Realizadas
10+
Especialidades Médicas

FAQ Tratamento para Hiperplasia Prostática Benigna

Dúvidas Frequentes: Tratamento para Hiperplasia Prostática Benigna

Veja as principais dúvidas que você possa ter sobre Tratamento para Hiperplasia Prostática Benigna.

O tratamento Tratamento para Hiperplasia Prostática Benigna pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo da gravidade dos sintomas e do tamanho da próstata: - Medicamentos: como alfa-bloqueadores e inibidores da 5-alfa-redutase, que ajudam a relaxar a musculatura da próstata ou reduzir seu volume. - Procedimentos minimamente invasivos: como Rezum (vapor de água), Urolift ou Green Light Laser. - Cirurgias convencionais ou robóticas: indicadas em casos mais avançados ou quando há complicações como retenção urinária ou cálculos vesicais.

Não. Muitos pacientes conseguem controlar os sintomas com medicamentos e mudanças no estilo de vida. A cirurgia é indicada quando há falha no tratamento clínico, sintomas intensos ou complicações. Hoje, há opções cirúrgicas modernas e menos invasivas, com excelente recuperação e preservação da função urinária e sexual.

Alguns medicamentos para tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna podem causar efeitos colaterais como redução da libido ou dificuldade de ejaculação, mas isso varia de paciente para paciente. Já os procedimentos minimamente invasivos e cirurgias modernas, como o HoLEP ou o Green Light, têm baixo impacto na função sexual. O urologista avalia cada caso individualmente para escolher a abordagem mais segura e eficaz.

Nossos Certificados

Veja alguns dos inúmeros certificados do Dr. Flávia Faria Urologista.

Procurando Tratamentos para Hiperplasia Prostática Benigna em Campo Grande MS? Encontre Aqui Tratamento para Hiperplasia Prostática Benigna em Campo Grande MS - Dr. Flávio Faria Urologista

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp