top of page

Blog

Câncer de Próstata e Cirurgia Robótica

Atualizado: 1 de mar. de 2023



Quando se fala em cirurgia robótica, para alguns, pode parecer algo digno de ficção científica. No entanto, essa é uma tecnologia que já está ajudando a salvar vidas em todo o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, já há milhares de robôs cirúrgicos em operação.


Essa tecnologia, que começou a dar seus primeiros passos ainda na década de 1980, apresenta inúmeras funções e facilidades, sendo reconhecida, sobretudo, em razão da precisão proporcionada e dos benefícios gerados ao paciente – incluindo menos dor e possibilidade de sangramento, menor tempo de internação e um melhor pós-operatório.


Antes de qualquer coisa, é preciso desfazer um mito: a cirurgia robótica não é feita exclusivamente ou conduzida por um robô, que não faz nada sozinho: ele é uma ferramenta que é utilizada pelo cirurgião, ou seja, a experiência da equipe continua fundamental para que toda a potencialidade da tecnologia robótica possa ser utilizada. Assim, para que a cirurgia robótica apresente os benefícios esperados, é essencial que ela seja conduzida por um cirurgião experiente que conheça em profundidade a anatomia cirúrgica, o problema do paciente e que seja bem treinado em utilizar a tecnologia robótica.


Com isso, esses robôs cirúrgicos, entre outras coisas, possibilitam que o cirurgião tenha uma visão muito melhor da área a ser operada, o que proporciona maior precisão na manipulação dos órgãos e nos procedimentos realizados. A tecnologia robótica possibilita uma visão em alta definição, em três dimensões. A cirurgia com plataforma robótica também oferece instrumentos que são pequenos e com flexibilidade muito grande, o que permite que se chegue em áreas profundas do corpo (como a pelve onde está a próstata) de uma maneira segura e controlada. O médico consegue, com isso, uma visão superior em três dimensões, em alta definição, o que resulta em uma cirurgia muito precisa. As câmeras da plataforma robótica permitem que o médico veja os órgãos com um aumento de 20 vezes.


A prostatectomia robótica é uma técnica de laparoscopia por vídeo com auxílio de robô em que se removem a próstata e as vesículas seminais e é reconstruído o trato urinário. O sistema favorece o aumento dos movimentos da mão humana, que são direcionadas pelo médico e executadas pelos braços robóticos. Como resultado, há maior precisão e facilidade de operar em espaço limitado e reconstruir, de forma segura, a anatomia do trato urinário.


A remoção da próstata por meio da cirurgia robótica deve ter indicação médica e, atualmente, pode ser realizada em todos os pacientes que tenham sido diagnosticados com câncer de próstata localizado ou avançado, mas sem metástases a distância e para outros órgãos.


Os benefícios que mais se destacam na cirurgia robótica de próstata em comparação com os procedimentos tradicionais são:


· maior possibilidade de movimentos que o aparelho permite, uma vez que o robô realiza, com exatidão, o comando do cirurgião, dando mais precisão ao procedimento cirúrgico;

· garantia de melhor visualização da área a ser operada graças à câmera em 3D;

· preservação de nervos e músculos que envolvem a glândula;

· evita complicações;

· proporciona melhor recuperação do paciente.


Dr. Flavio Faria - Médico Urologista - Campo Grande, MS

botao-whatsapp-agendar
bottom of page