top of page

Blog

  • flaviogfaria

Fatores de risco do Câncer de Próstata



Um fator de risco é qualquer agente que aumente o risco de contrair uma doença. Diferentes tipos de câncer têm diferentes fatores de risco. Alguns fatores de risco, como sedentarismo e tabagismo, podem ser alterados. Outros, como a idade de uma pessoa ou histórico familiar, não podem ser alterados.


Mas ter um fator de risco, ou mesmo vários, não significa que você vai desenvolver a doença. Muitas pessoas com um ou mais fatores de risco nunca desenvolvem câncer, por exemplo, enquanto outras que desenvolvem a doença podem ter tido poucos ou nenhum fator de risco conhecido.


Ao longo dos anos, os pesquisadores descobriram vários fatores que podem afetar o risco de um homem contrair câncer de próstata.





FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA

  • IDADE

  • RAÇA / ETNIA

  • LOCAL DE RESIDÊNCIA E NASCIMENTO

  • HISTÓRICO FAMILIAR

  • ALTERAÇÕES GENÉTICAS

Idade

O câncer de próstata é raro em homens com menos de 40 anos, mas a chance de ter câncer de próstata aumenta rapidamente após os 50 anos. Cerca de 6 em cada 10 casos de câncer de próstata são encontrados em homens com mais de 65 anos.


Raça/etnia

O câncer de próstata se desenvolve com mais frequência em homens pretos. E quando se desenvolve nesses homens, eles tendem a ser mais jovens. O câncer de próstata ocorre com menos frequência em homens asiáticos, hispânicos e latinos do que em homens brancos. As razões para essas diferenças raciais e étnicas não são claras.


Geografia

O câncer de próstata é mais comum na América do Norte, noroeste da Europa, Austrália e ilhas do Caribe. É menos comum na Ásia, África, América Central e América do Sul.


As razões para isso não são claras. A triagem mais intensiva para o câncer de próstata em alguns países desenvolvidos provavelmente é responsável por pelo menos parte dessa diferença, mas outros fatores, como diferenças no estilo de vida (dieta, etc.), provavelmente também são importantes. Por exemplo, os americanos asiáticos têm um risco menor de câncer de próstata do que os americanos brancos, mas seu risco é maior do que o de homens de origens étnicas semelhantes que vivem na Ásia.


História de família

O câncer de próstata parece ocorrer em algumas famílias, o que sugere que, em alguns casos, pode haver um fator herdado ou genético. Ainda assim, a maioria dos cânceres de próstata ocorre em homens sem histórico familiar.


Ter um pai ou irmão com câncer de próstata mais que dobra o risco de um homem desenvolver esta doença. O risco é maior para homens que têm um irmão com a doença do que para aqueles que têm um pai com ela. O risco é muito maior para homens com vários parentes afetados, especialmente se seus parentes eram jovens quando o câncer foi descoberto.



Alterações genéticas

Várias alterações genéticas hereditárias (mutações) parecem aumentar o risco de câncer de próstata, mas provavelmente representam apenas uma pequena porcentagem dos casos em geral. Por exemplo:


Mutações hereditárias dos genes BRCA1 ou BRCA2, que estão ligadas a um risco aumentado de câncer de mama e ovário em algumas famílias, também podem aumentar o risco de câncer de próstata em homens (especialmente mutações em BRCA2).


Homens com síndrome de Lynch (também conhecido como câncer colorretal hereditário sem polipose, ou HNPCC), uma condição causada por alterações genéticas hereditárias, têm um risco aumentado de vários tipos de câncer, incluindo câncer de próstata.


Outras alterações genéticas hereditárias também podem aumentar o risco de câncer de próstata em um homem.


FATORES COM EFEITOS MENOS CLAROS NO RISCO DE DESENVOLVER CÂNCER DE PRÓSTATA

  • ALIMENTAÇÃO / DIETA

  • OBESIDADE

  • TABAGISMO

  • EXPOSIÇÕES QUÍMICAS

  • INFLAMAÇÃO NA PRÓSTATA

  • INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

  • VASECTOMIA


Dieta

O papel exato da dieta no câncer de próstata não é claro, mas vários fatores foram estudados.


Homens que comem muitos laticínios parecem ter uma chance ligeiramente maior de contrair câncer de próstata.


Alguns estudos sugeriram que homens que consomem muito cálcio (através de alimentos ou suplementos) podem ter um risco maior de desenvolver câncer de próstata. Mas a maioria dos estudos não encontrou tal ligação com os níveis de cálcio encontrados na dieta média, e é importante observar que o cálcio é conhecido por ter outros benefícios importantes para a saúde.


Obesidade

Ser obeso (muito acima do peso) não parece aumentar o risco geral de contrair câncer de próstata.


Alguns estudos descobriram que homens obesos têm um risco menor de contrair uma forma de baixo grau (crescimento mais lento) da doença, mas um risco maior de contrair câncer de próstata mais agressivo (crescimento mais rápido). As razões para isso não são claras.


Alguns estudos também descobriram que homens obesos podem estar em maior risco de ter câncer de próstata mais avançado e de morrer de câncer de próstata, mas nem todos os estudos concluíram isso.


Fumar

A maioria dos estudos não encontrou uma ligação entre fumar e desenvolver câncer de próstata. Algumas pesquisas associaram o tabagismo a um possível pequeno aumento do risco de morrer de câncer de próstata, mas essa descoberta precisa ser confirmada por outros estudos.


Exposições químicas

Existem algumas evidências de que os bombeiros podem ser expostos a produtos químicos que podem aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata.


Alguns estudos sugeriram uma possível ligação entre a exposição ao Agente Laranja, uma substância química amplamente utilizada durante a Guerra do Vietnã, e o risco de câncer de próstata, embora nem todos os estudos tenham encontrado essa ligação. A Academia Nacional de Medicina considera que há “evidência limitada/sugestiva” de uma ligação entre a exposição ao Agente Laranja e o câncer de próstata.


Inflamação da próstata

Alguns estudos sugeriram que a prostatite (inflamação da próstata) pode estar ligada a um risco aumentado de câncer de próstata, mas outros estudos não encontraram tal ligação. A inflamação é frequentemente observada em amostras de tecido da próstata que também contêm câncer. A ligação entre os dois ainda não está clara, e esta é uma área ativa de pesquisa.


Infecções sexualmente transmissíveis

Os pesquisadores verificaram se as infecções sexualmente transmissíveis (como gonorreia ou clamídia) podem aumentar o risco de câncer de próstata, porque podem levar à inflamação da próstata. Até agora, os estudos não concordaram e nenhuma conclusão firme foi alcançada.


Vasectomia

Alguns estudos sugeriram que homens que fizeram vasectomia (pequena cirurgia para tornar os homens inférteis) têm um risco ligeiramente aumentado de câncer de próstata, mas outros estudos não encontraram isso. A pesquisa sobre essa possível ligação ainda está em andamento.


Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/06/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe de Comunicação do Dr. Flavio Faria.


Dr. Flavio Faria - Médico Urologista - Campo Grande, MS



botao-whatsapp-agendar
bottom of page