Hiperplasia Prostática Benigna: SINTOMAS

HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA (HPB) é um aumento da próstata que acontece naturalmente com a idade - chega a atingir quase 70% dos homens acima de 70 anos, e não tem qualquer relação com o câncer.

No entanto, esse aumento da próstata causa ao homem sintomas bem incômodos, como dificuldade em urinar e a sensação de que precisa fazer xixi mais vezes e com mais urgência.⁣

Isso ocorre pois a próstata envolve o canal da uretra e, conforme ela aumenta, acaba comprimindo o canal por onde passa a urina, causando um possível "bloqueio" e diminuição do fluxo urinário.

Além da dificuldade para urinar e diminuição do fluxo urinário, é possível que a bexiga não esvazie completamente o que, consequentemente, favorece a ocorrência de infecções do trato urinário e cálculos (pedras) na bexiga. ⁣

SINTOMAS DA HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA

A hiperplasia prostática benigna (HPB) inicialmente causa sintomas quando a próstata aumentada começa a bloquear o fluxo de urina. Primeiro, os homens podem ter dificuldade para iniciar a micção. A micção também pode dar a sensação de ter sido incompleta.

Como a bexiga não esvazia completamente, os homens têm de urinar com mais frequência, geralmente durante a noite (noctúria). Além disso, a necessidade de urinar pode tornar-se mais urgente. O volume e a força do fluxo urinário podem diminuir notavelmente e a urina pode gotejar no final da micção.

Os sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB) no trato urinário inferior também podem ser causados por outras doenças, incluindo infecção, câncer da próstata e bexiga hiperativa.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS DA HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA:

• Diminuição do jato da urina

• Dificuldade para iniciar a micção

• Sensação de micção incompleta

• Bloqueio do fluxo de urina

• Sensação de que a bexiga não esvaziou totalmente

• Aumento da frequência urinária

• Gotejamento de urina ao final da micção

Fonte: MSD - Disponível em: https://shre.ink/msdhpb